Depressão Kristin | Ponto de situação na Freguesia de Famalicão
29-JAN-2026
A Freguesia de Famalicão e o Concelho da Nazaré foram fortemente afetados pelo impacto da Depressão Kristin, registando-se danos significativos no território, em particular ao nível da obstrução de vias e de constrangimentos ao normal funcionamento de infraestruturas essenciais. Pela indisponibilidade das comunicações e pela necessidade de intervenção imediata no terreno, só agora foi possível assegurar uma comunicação escrita dirigida à população.
Na Freguesia de Famalicão, os trabalhos tiveram início por parte da Junta de Freguesia por volta das 06:30h do dia 28 de janeiro, com a identificação das vias obstruídas e das situações mais críticas. Seguidamente, a partir das 08:30h, deu-se início à intervenção no terreno com recurso a maquinaria pesada, destinada à remoção de árvores e outros obstáculos que impediam a circulação em diversos caminhos da freguesia, incluindo zonas sem qualquer acesso alternativo, como era o caso do Salgado. Estes trabalhos ficaram concluídos por volta das 12:15h. Desde o primeiro momento, a prioridade da Junta de Freguesia, em articulação com os serviços municipais, tem sido garantir o apoio à população e repor, tanto quanto possível, as condições mínimas de mobilidade e segurança.
Neste momento, verifica-se ainda a existência de um número significativo de zonas da freguesia sem abastecimento de energia elétrica. Relativamente ao abastecimento de água, o mesmo encontra-se assegurado quase na totalidade, sendo que, em alguns pontos, este fornecimento está a ser garantido com recurso a geradores. Prevê-se que até ao final do dia seja assegurado o abastecimento de água à generalidade da população. Quanto à energia elétrica, até ao momento não existem indicações concretas quanto ao prazo para o seu restabelecimento.
Informa-se ainda que o edifício da Junta de Freguesia de Famalicão se encontra aberto à população até às 00:00h do dia de hoje, com o apoio de um gerador, de forma a suprir necessidades imediatas, nomeadamente no carregamento de dispositivos móveis.
A Junta de Freguesia de Famalicão agradece a colaboração de todos os que se disponibilizaram para apoiar a população, que contribuíram para a desobstrução das vias e que continuam disponíveis para ajudar neste período particularmente exigente. Temos consciência de que os próximos dias serão difíceis, mas temos também a certeza de que contaremos, como sempre, com a força e a solidariedade da população para recuperar e reerguer a Freguesia de Famalicão.