Ofício 2024/8 - Ausência de Médico
28-MAR-2024
Atendendo à morosidade da resolução do problema que tem afetado a população da Freguesia de Famalicão, o executivo remeteu à Unidade Local de Saúde da Região de Leiria o seguinte ofício:
Vem por este meio o executivo da Freguesia de Famalicão apresentar formalmente o seu desagrado com a ausência de médico na unidade de saúde da freguesia.
Importa desde logo recordar que foi pela mão do executivo da Freguesia que a população se uniu no sentido de fixar os seus cuidados de saúde primários em Famalicão. Um trabalho exaustivo e de proximidade que permitiu garantir a quantidade necessária de utentes para assegurar a reabertura do posto médico com os respetivos recursos humanos necessários à prestação de um serviço de qualidade à população. Foi também por iniciativa do atual executivo que se promoveram reuniões entre a Freguesia de Famalicão, Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, Administração Reginal de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Município da Nazaré no sentido de avançar para uma solução que permitisse desenvolver um projeto de requalificação e ampliação do atual edifício, enquadrando-o nas linhas de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, sendo certo que o processo foi devidamente formalizado pelo Município da Nazaré em colaboração com todas as entidades envolvidas e que o f inanciamento se encontra assegurado para a realização da obra que se perspetiva concluída no ano corrente.
Consideramos hoje, mais do que nunca, que o Posto Médico de Famalicão é crucial para a Freguesia e a sua população. É evidente e factual a necessidade de resposta a um crescente número de utentes que se encontram a aguardar oportunidade de garantir na sua freguesia os seus cuidados de saúde primários.
Ademais, a proximidade com o Centro Escolar de Famalicão, Centro Social da Freguesia de Famalicão e muito em breve a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas agrava esta necessidade.
São vários os relatos e contactos formais e informais de habitantes da freguesia que por força da necessidade de renovação do receituário habitual e imprescindível à sua saúde, da obtenção ou renovação de certificado de incapacidade temporária ou simplesmente a necessidade de aceder ao direito constitucional de proteção da saúde previsto no n.º 1 do art.º 64.º da Constituição da República Portuguesa, que demonstram o seu desagrado e descontentamento perante esta situação.
Ao executivo da Freguesia de Famalicão não é possível compreender a falta de planeamento para a gestão atempada de uma ausência esperada e devidamente alertada por aposentação do(a) profissional médico(a) anteriormente ao serviço.
Continuamos, desde o primeiro dia, a acompanhar o processo diariamente e a contactar a ULS da Região de Leiria no sentido de obtermos uma solução com carácter de urgência, pelo que agradecemos novamente e com carácter formal a indicação do ponto de situação.
A população da Freguesia de Famalicão merece um esclarecimento!
O executivo,
José Filipe Ramalho (Presidente)
Pedro Marques (Secretário)
Maria Manuela Salvador (Tesoureira)